Sobre Volkswagen Gol
Há 25 anos, é o carro mais vendido do País. Queridinho incontestável dos brasileiros, o Volkswagen Gol já passou por diversas transformações até chegar à sua atual geração. Lançado em 1980, o compacto da marca alemã foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Só para se ter uma ideia do seu sucesso, desde o início das vendas já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do veículo, a maior parte delas (mais de cinco milhões) vendi
das no mercado interno. Hoje, o Gol é comercializado em mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. No Brasil, ele é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.
Inovações
Em 1980, o Gol era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar e movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a VW já lançava o Gol GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. E suas inovações não pararam por aí. Ele também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000) assim como o primeiro com propulsor bicombustível (2003).
Em 1980, o Gol era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar e movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a VW já lançava o Gol GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. E suas inovações não pararam por aí. Ele também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000) assim como o primeiro com propulsor bicombustível (2003).
Em 2013, o Gol não sofreu nenhuma transformação radical, mas passou a adotar o padrão mundial de identidade da Volkswagen, composto pelas barras horizontais e fárois com linhas retangulares. A mudança deixou o design do modelo mais próximo do Fox. A oferta dos motores 1.0 e 1.6, assim como as opções de câmbio manual e automatizado i-Motion, foram mantidas. Para o bloco popular, no entanto, a VW promete uma economia de até 4% no consumo de combustível a partir de agora.
A versão Rallye retornou à oferta do compacto na linha 2014. Além dele, a Volkswagen também criou a configuração Track, cujos diferenciais ficam por conta dos pneus de uso misto e da altura elevada do solo em 23 mm.
Não se trata de uma mudança radical na aparência, como aconteceu em 2008, com a apresentação da sua quinta geração, nem de uma revolução mercadológica, como foi a partir de 2003 com a introdução do motor bicombustível. O Novo Gol, que estreia nas lojas no final de julho, evoluiu, mas não se transformou.
Tanto o Gol como o Voyage seguem agora o padrão mundial de design da montadora, lançado há cerca de cinco anos. "Este direcionamento do desenho dos modelos faz parte de uma estratégia do fabricante. A ideia é que este padrão sempre identifique o carro como um Volkswagen", explica Luiz Alberto Veiga, chefe de design da marca. À primeira vista, isso se traduz em Gol com cara de Fox e Voyage com jeito de Jetta. As diferenças de um modelo em relação ao outro são sutis, como os detalhes cromados na grade dianteira e a inclinação dos farois.
A oferta de motor 1.0 e 1.6, além das opções de câmbio manual e automatizado i-Motion, foram mantidas, assim como a geração 4 do modelo, que continua à venda. O bloco de entrada, que passa a ser chamado de TEC (tecnologia para economia de combustível), passou por alterações para ficar até 4% mais econômico, graças à disposição de mais torque em baixas rotações e ao aperfeiçoamento do sistema de injeção de combustível.
Desde a versão mais barata, o compacto e o sedã são equipados com vidros dianteiros elétricos, travamento central, coluna ajustável da direção, destravamento interno elétrico da tampa do porta-malas e desembaçador do vidro traseiro. Os preços partem de R$ 27.990 e chegam a R$ 40.890 para o Gol, e de R$ 29.990 a R$ 43.490 para o Voyage. Tanto o Gol como o Voyage podem receber quatro pacotes de opcionais, chamados de Trend, i-Trend, Blue Motion Technology e i-Trend Bluemotion Technology.
Evolução mecânica melhora dirigibilidade
O primeiro contato com a versão 1.0 do Gol agradou, em razão da escolha de material de melhor qualidade para acabamento e do cuidado no encaixe das peças - apesar da notável tampinha que cobre o buraco do extinto pino de travamento. Por R$ 324, esta versão de entrada pode ser equipada com o kit Bluemotion Technology, que agrega pneus 175/70 R14 com menos resistência à rolagem e indicador de consumo e de marcha adequada no computador de bordo. De acordo com a montadora, a diminuição no gasto de combustível pode chegar a 8% neste caso.
Com o opcional i-System, disponível no pacote i-Trend, a tecnologia ECO Comfort dá dicas para o motorista otimizar o consumo, por meio de mensagens no painel, com, por exemplo, "ar condicionado ligado; fechar janelas", no caso de os vidros estarem mais de 20% abaixados.
Na avaliação, a condução se mostrou agradável: o conjunto da suspensão é firme, mas sem causar desconforto, enquanto a dirigibilidade evoluiu graças ao torque disponível em baixa rotação. Os dados para potência e torque são 76 cv a 5.250 rpm e 10,6 mkgf a 3.850 giros, respectivamente. O motorista percebe que a segunda marcha é mais mais longa, enquanto a primeira e terceira são mais curtas. Não há dificuldade em encaixar a alavanca do câmbio. Já o motor 1.6 (104 cv/15,6 mkgf) recebeu inovações para diminuir o atrito.
Sem grandes expectativas
Bem diferente do clima de lançamento da quinta geração do Gol, há quatro anos, a apresentação do compacto e do sedã renovados não parece trazer grandes expectativas para a montadora. Ao menos no que diz respeito ao volume de vendas esperado. De acordo com o gerente de marketing, Henrique Sampaio - que considera o interesse pelo carro por clientes de outras montadoras -, "o volume mensal dos modelos, com 16 mil unidades do Novo Gol, 6.000 do Gol G4 e 7.000 do Voyage, deverão ser mantidos".
Outras variações do compacto, como a configuração Rallye e duas portas, por exemplo, não estão descartadas e também podem incorporar as mudanças apresentadas pelo Novo Gol. A versão perua da família Gol, por sua vez, continuará em linha sem alterações. "O foco da Parati está nos frotistas", conclui.
Confira os preços da linha Gol e Voyage 2013:
- Gol 1.0: R$ 27.990
- Gol 1.6: R$ 31.890
- Gol 1.6 i-Motion: R$ 34.490
- Gol 1.6 Power: R$ 38.290
- Gol 1.6 Power i-Motion: R$ 40.890
- Voyage 1.0: R$ 29.990
- Voyage 1.6: R$ 34.590
- Voyage 1.6 i-Motion: R$ 37.190
- Voyage 1.6 Comfortline: R$ 40.890
- Voyage 1.6 Comfortline i-Motion: R$ 43.490
Veja opinião do dono aqui carrosnaweb.com.br/Gol/G6
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